Thursday, May 05, 2011

Espaço e Lugar em Michel de Certeau em Artes do fazer

Autores como Michel de Certeau distinguem a espacialidade isótropa, unívoca de um espaço existencial, da experiência de relação com o mundo relaciona-se a um meio.
Portanto, do mesmo modo que na dobra de Michel Serres, Michel de Certeau destaca os “relatos” que efetuam o trabalho de transformar lugares em espaços ou espaços em lugares. “Organizam também os jogos de relações mutáveis que uns mantêm com os outros”.
Se espaço carreia a noção de abstração, também de posições em campos de força e a possibilidade de liberdade;
e por outro lado, se lugar tem historicidade, identidade coletiva, pode, ao contrário, por excesso de identidade expulsar candidatos a usuários, excluir, segregar.
Para Certeau o espaço é ato, a prática do lugar enquanto o lugar propriamente é ordem, convenção, indica estabilidade, determina um “próprio”.
 
Topologia
Como descrever a vizinhança?
A topologia desposa o espaço, de outra forma e melhor. Para tal ela usa o fechado (dentro), o aberto (fora), os intervalos (entre), a orientação e a direção (para, à frente, atrás, transversal), a proximidade e a adesão (perto, sobre, contra, a seguir, junto), a imersão (entre, sob), a dimensão e assim sucessivamente, todas as realidades sem medida e com relações.
Outrora designada por Leibniz analysis situs, a topologia, descreve as posições e exprime-se melhor pelas preposições.

No comments: