Conteúdo Programático referencial
Introdução: O autor e a ética da inteligência coletiva
Ética e economia da inteligência coletiva
Tecnologia da inteligência coletiva
Técnicas arcaicas (filme Guerra do Fogo)
O imaterial e o material (Vilém Flusser)
Os quatro espaços: terra, território, espaço das mercadorias e o espaço do saber
Espaço antropológico
Simbolismo e criação de lugares: o sagrado e o profano
Coreografia dos corpos angélicos: o intelecto, o inteligível e o inteligente
Projeto clássico: ordem e mimese (transtextualidade)
Relação entre projeto clássico e a origem da filosofia. Os pré-socráticos.
Semióticas e figuras de espaço
Instrumentos de navegação
Estesia, logos. Conceitos de beleza e arte. Platão e Aristóteles.
Objetos de conhecimento e Epistemologias
Leitura de texto de Vitrúvio e Alberti.
Barroco em Descartes, Leibniz, Wölfflin e Deleuze
Transformações no conceito de espaço: extensão-divisibilidade. Boullé, Ledoux, Durand.
Preparação para a disciplina estética. Visualidade x drama: Willian Shakeaspeare. A invenção da liberdade: David Hume (a teoria do gosto). Aesthetica (Baumgarten).
O criticismo. A crítica da faculdade de julgar Emanuel Kant.
O romantismo: a visão de mundo e a função da arte. Processos em arte, categorias estéticas: belo, sublime, grotesco, pinturesco em arte e em arquitetura.
Hegel: o nascimento da história da arte e o sistema das artes. Nietzsche, a oposição a Hegel.
O projeto moderno: modernidade, modernismo, movimentos modernos, funcionalismo.
As teorias artísticas em arte e arquitetura: a empatia (einfühlung), a formatividade. A crítica do formalismo: Iconologia e tipologia. A filosofia das formas simbólicas.
O momento pós-crítico: Peter Einseman critica aos fundamentos da arquitetura moderna.
A nova agenda da arquitetura: fenomenologia, pós-estruturalismo
Estética da inteligência coletiva
O design, o projetista: seus modos de ver e pensar – Flusser e Lawson
As relações entre espaços, a deriva contínua do mundo humano
Sublinhados - tópicos do livro Inteligência Coletiva.
Avaliação
Avaliação de uma série de exercícios desenvolvidos em sala de aula incluindo análises e leituras de cada tópico do conteúdo programático (em negrito).
Bibliografia referencial
Argan, Giulio Carlo. Arte e Crítica de Arte. Lisboa. Editorial Estampa, 1988
_________________. Arte Moderna. São Paulo. Companhia das Letras, 1992
_________________. História da Arte como História da Cidade. São Paulo. Martins Fontes, 1992.
BASTOS, Fernando. Panorama das Idéias Estéticas no Ocidente (De Platão a Kant). Brasília: Ed. UnB, 1987.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
_______________. Globalização, conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999
BAUDELAIRE, Charles. A Modernidade de Baudelaire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988
CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes
CHAUI. Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994
CHOAY. Françoise. A Regra e o Modelo. São Paulo: Perspectiva.
CONSIGLIERI, Victor. As significações da Arquitetura. 1920-1990. Lisboa: Estampa, 2000
DELEUZE, Gilles. A Dobra, Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 1991.
DUARTE, Fábio. Arquitetura e tecnologias de informação da revolução industrial à revolução digital. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1999.
DUARTE, Rodrigo. O Belo Autônomo, Textos Clássicos de Estética. Belo Horizonte: eDUFMG, 1997
FERRY, Luc. Homo Aestheticus. A Invenção do Gosto na Era Democrática. São Paulo: Ática, 1994
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac & Naify, 2007
GAUSA, Manuel. MET 1.O, Metapolis. Barcelona: Actar, 1996
GOMBRICH, Ernest. Hegel e a História da Arte In Gávea n. 5, abril, 1988
GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1993, 3a. ed.
HAAR, Michel. A obra de arte. Ensaio sobre a Ontologia das obras. Rio de Janeiro: Difel, 2000
HABERMAS, Jürgen. O Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: Presença, 1990
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
LAWSON, Bryam, How designers Think. Burlington, MA: Elsevier, 2005
LÉVY. Pierre. A Inteligência Coletiva. São Paulo: Loyola, 20003.
NESBIT, Kate. (org). Uma nova agenda para a arquitetura 1965-1995. São Paulo: Cosacnaify, 2006
NOVAES, Adauto. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1989
PAIM, Gilberto. A beleza sob suspeita. O ornamento em Ruskin, Lloyd Wright, Loos, Le Corbusier e outros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed. 2000
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: SENAC: Fapesp: Marca D’Água, 1996
PULS, Mauricio. Arquitetura e Filosofia. São Paulo: Anna Blume, 2007
STAROBINSKI, Jean. A Invenção da Liberdade, São Paulo: EdUNESP, 1994
VITRUVIO. Da Arquitetura. São Paulo: FUPAM: HUCITEC, 1999
ZEVI, Bruno. Linguagem da Arquitetura. Lisboa Dom Quixote.
http://www.estetika.blogger.com.br/
Leituras de apoio.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I São Paulo: Brasiliense, 1989
-------------------------. Obras escolhidas II, Charles Baudelaire um Lírico no auge do capitalismo, São Paulo: Brasiliense, 1991
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Felix. Mil Platos. São Paulo Ed. 34 (volumes 1 e 5).
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
HOMERO. Odisséia / Ilíada
HESIODO. Teogonia
IRWIN, Willian. Matrix. Bem Vindo ao deserto do real. São Paulo: Madras, 2003.
LE CORBUSIER. Por uma Arquitetura. São Paulo: Perspectiva. 1989.
LE CORBUSIER. A Arte Decorativa. São Paulo: Martins Fontes, 1996
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez: Brasília: UNESCO, 2000
MAHFUZ, Edson. Nada provém do nada. Revista Projeto. (texto digitalizado)
MATURANA, Humberto R. & VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento. As bases biológicas da compreensão humana. Ed Palas Atenas, 1995.
MELLO NETTO, João Cabral. Educação pela Pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
MITTCHEL, William J. E-topia, A vida urbana- mas não como a conhecemos. São Paulo: SENAC, 2002.
NIETZSCHE, Friedrich. A origem da Tragédia no espírito da Música.
__________________. Assim Falou Zaratustra.
__________________. Gaia Ciência.
PARENTE, André (org.). Imagem-Máquina. São Paulo: Ed. 34, 1996
PLATÃO. A República. / Timeu.
VAN DER ROHE. Mies. Escritos. Fac-simile
Filmes: A Guerra do Fogo; Invasões bárbaras, Noel, Basquiat, filemes com textos de Shakeaspeare, Willian. Hamlet. / Otelo. / Romeu e Julieta/ Matrix de Andy Wachowski e Larry Wachowski.
Introdução: O autor e a ética da inteligência coletiva
Ética e economia da inteligência coletiva
Tecnologia da inteligência coletiva
Técnicas arcaicas (filme Guerra do Fogo)
O imaterial e o material (Vilém Flusser)
Os quatro espaços: terra, território, espaço das mercadorias e o espaço do saber
Espaço antropológico
Simbolismo e criação de lugares: o sagrado e o profano
Coreografia dos corpos angélicos: o intelecto, o inteligível e o inteligente
Projeto clássico: ordem e mimese (transtextualidade)
Relação entre projeto clássico e a origem da filosofia. Os pré-socráticos.
Semióticas e figuras de espaço
Instrumentos de navegação
Estesia, logos. Conceitos de beleza e arte. Platão e Aristóteles.
Objetos de conhecimento e Epistemologias
Leitura de texto de Vitrúvio e Alberti.
Barroco em Descartes, Leibniz, Wölfflin e Deleuze
Transformações no conceito de espaço: extensão-divisibilidade. Boullé, Ledoux, Durand.
Preparação para a disciplina estética. Visualidade x drama: Willian Shakeaspeare. A invenção da liberdade: David Hume (a teoria do gosto). Aesthetica (Baumgarten).
O criticismo. A crítica da faculdade de julgar Emanuel Kant.
O romantismo: a visão de mundo e a função da arte. Processos em arte, categorias estéticas: belo, sublime, grotesco, pinturesco em arte e em arquitetura.
Hegel: o nascimento da história da arte e o sistema das artes. Nietzsche, a oposição a Hegel.
O projeto moderno: modernidade, modernismo, movimentos modernos, funcionalismo.
As teorias artísticas em arte e arquitetura: a empatia (einfühlung), a formatividade. A crítica do formalismo: Iconologia e tipologia. A filosofia das formas simbólicas.
O momento pós-crítico: Peter Einseman critica aos fundamentos da arquitetura moderna.
A nova agenda da arquitetura: fenomenologia, pós-estruturalismo
Estética da inteligência coletiva
O design, o projetista: seus modos de ver e pensar – Flusser e Lawson
As relações entre espaços, a deriva contínua do mundo humano
Sublinhados - tópicos do livro Inteligência Coletiva.
Avaliação
Avaliação de uma série de exercícios desenvolvidos em sala de aula incluindo análises e leituras de cada tópico do conteúdo programático (em negrito).
Bibliografia referencial
Argan, Giulio Carlo. Arte e Crítica de Arte. Lisboa. Editorial Estampa, 1988
_________________. Arte Moderna. São Paulo. Companhia das Letras, 1992
_________________. História da Arte como História da Cidade. São Paulo. Martins Fontes, 1992.
BASTOS, Fernando. Panorama das Idéias Estéticas no Ocidente (De Platão a Kant). Brasília: Ed. UnB, 1987.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
_______________. Globalização, conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999
BAUDELAIRE, Charles. A Modernidade de Baudelaire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988
CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes
CHAUI. Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994
CHOAY. Françoise. A Regra e o Modelo. São Paulo: Perspectiva.
CONSIGLIERI, Victor. As significações da Arquitetura. 1920-1990. Lisboa: Estampa, 2000
DELEUZE, Gilles. A Dobra, Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 1991.
DUARTE, Fábio. Arquitetura e tecnologias de informação da revolução industrial à revolução digital. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1999.
DUARTE, Rodrigo. O Belo Autônomo, Textos Clássicos de Estética. Belo Horizonte: eDUFMG, 1997
FERRY, Luc. Homo Aestheticus. A Invenção do Gosto na Era Democrática. São Paulo: Ática, 1994
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac & Naify, 2007
GAUSA, Manuel. MET 1.O, Metapolis. Barcelona: Actar, 1996
GOMBRICH, Ernest. Hegel e a História da Arte In Gávea n. 5, abril, 1988
GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1993, 3a. ed.
HAAR, Michel. A obra de arte. Ensaio sobre a Ontologia das obras. Rio de Janeiro: Difel, 2000
HABERMAS, Jürgen. O Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: Presença, 1990
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
LAWSON, Bryam, How designers Think. Burlington, MA: Elsevier, 2005
LÉVY. Pierre. A Inteligência Coletiva. São Paulo: Loyola, 20003.
NESBIT, Kate. (org). Uma nova agenda para a arquitetura 1965-1995. São Paulo: Cosacnaify, 2006
NOVAES, Adauto. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1989
PAIM, Gilberto. A beleza sob suspeita. O ornamento em Ruskin, Lloyd Wright, Loos, Le Corbusier e outros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed. 2000
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: SENAC: Fapesp: Marca D’Água, 1996
PULS, Mauricio. Arquitetura e Filosofia. São Paulo: Anna Blume, 2007
STAROBINSKI, Jean. A Invenção da Liberdade, São Paulo: EdUNESP, 1994
VITRUVIO. Da Arquitetura. São Paulo: FUPAM: HUCITEC, 1999
ZEVI, Bruno. Linguagem da Arquitetura. Lisboa Dom Quixote.
http://www.estetika.blogger.com.br/
Leituras de apoio.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I São Paulo: Brasiliense, 1989
-------------------------. Obras escolhidas II, Charles Baudelaire um Lírico no auge do capitalismo, São Paulo: Brasiliense, 1991
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Felix. Mil Platos. São Paulo Ed. 34 (volumes 1 e 5).
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
HOMERO. Odisséia / Ilíada
HESIODO. Teogonia
IRWIN, Willian. Matrix. Bem Vindo ao deserto do real. São Paulo: Madras, 2003.
LE CORBUSIER. Por uma Arquitetura. São Paulo: Perspectiva. 1989.
LE CORBUSIER. A Arte Decorativa. São Paulo: Martins Fontes, 1996
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez: Brasília: UNESCO, 2000
MAHFUZ, Edson. Nada provém do nada. Revista Projeto. (texto digitalizado)
MATURANA, Humberto R. & VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento. As bases biológicas da compreensão humana. Ed Palas Atenas, 1995.
MELLO NETTO, João Cabral. Educação pela Pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
MITTCHEL, William J. E-topia, A vida urbana- mas não como a conhecemos. São Paulo: SENAC, 2002.
NIETZSCHE, Friedrich. A origem da Tragédia no espírito da Música.
__________________. Assim Falou Zaratustra.
__________________. Gaia Ciência.
PARENTE, André (org.). Imagem-Máquina. São Paulo: Ed. 34, 1996
PLATÃO. A República. / Timeu.
VAN DER ROHE. Mies. Escritos. Fac-simile
Filmes: A Guerra do Fogo; Invasões bárbaras, Noel, Basquiat, filemes com textos de Shakeaspeare, Willian. Hamlet. / Otelo. / Romeu e Julieta/ Matrix de Andy Wachowski e Larry Wachowski.
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