Sunday, December 09, 2012

Programa de Estética 2012/ 2

Conteúdo Programático referencial

1. Estética e política

- Antes do território

-Viver sob o domus, a esfera privada: a poética do espaço

- Da Esfera pública, Espaço social (sociedade),

- Da comunidade à sociedade

- Quadro das ideias estéticas do ocidente: do clássico (Vitrúvio, Alberti) ao anticlássico (maneirismo, o barroco, a dobra)

- Arquitetura: tipos de conhecimento – teórico, prático e técnico; tipos de fazer – desenho/ design, escrita, construção; meios de construção/significado ‑ conceitual e material

 

2. Corpo, Memória e Imaginação

- Quadro das ideias estéticas do ocidente: da crise da metafísica, a criação da estética (Kant, Hegel, Nietzsche, Boullé),

- Corpo, memória e imaginação Séculos XVIII/ XX

- Estesias: contemplação, recepção, fruição (Baudelaire, multidão e massas), espectador

3. Espaço social ↔espaço diferencial

- O Espaço vivido

- Espaço da disciplina, espaço do controle, as redes sociais, as redes mundiais

- Estesias: participação, intervenção, interação no espaço

5. Agenda Contemporânea (abordagem transversal)

- Quadro de teorias dos movimentos modernos, pós modernos,

 

Avaliação


Prova sobre conteúdo programático; estudo de caso (grupo); exercício de escrita.

Bibliografia referencial


Argan, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. São Paulo. Martins Fontes, 1992.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana.

ARISTÓTELES A Política.

CARERI, Francesco. Walkscape. El andar como práctica estética. Barcelona: Gustavo Gili, 2002

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I e II São Paulo: Brasiliense

BOERI, KOOLHAAS Mutaciones.

CHOAY. Françoise. A Regra e o Modelo. São Paulo: Perspectiva.

de fusco, Renato. A idéia de arquitetura. São Paulo: Lisboa: Martins Fontes

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Felix. Mil Platos. São Paulo Ed. 34 (volumes 1 e 5).

DELEUZE, Gilles. A Dobra, Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 1991.

DUARTE, Fábio.  Crise das matrizes espaciais. São Paulo: Perspectiva, 2002

DUARTE, Rodrigo. O Belo Autônomo, Textos Clássicos de Estética. Belo Horizonte: eDUFMG, 1997

FERRY, Luc. Homo Aestheticus. A Invenção do Gosto na Era Democrática. São Paulo: Ática, 1994

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac & Naify, 2007

GIL, José.  Metamorfoses do Corpo. Lisboa: Relógio D’ Água, 1997.

GOMBRICH, Ernest. Hegel e a História da Arte In Gávea n. 5, abril, 1988

HAAR, Michel. A obra de arte. Ensaio sobre a Ontologia das obras. Rio de Janeiro: Difel, 2000

HESIODO. Teogonia

HOMERO. Odisséia / Ilíada

KAHN, Andrea. Disclosure: Approaching Architecture. Harvard Architectural Review (1992), n. 8, p. 4. e

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense, 1993.

LE CORBUSIER. A Arte Decorativa. São Paulo: Martins Fontes, 1996

LE CORBUSIER. Por uma Arquitetura. São Paulo: Perspectiva. 1989.

LÉVY. Pierre. A Inteligência Coletiva. São Paulo: Loyola, 2003.

MAROT, Sébastien. Suburbanism y El arte de La memória. Barcelona: Gustavo Gili, 2006

NESBIT, Kate. (org). Uma nova agenda para a arquitetura 1965-1995. São Paulo: Cosacnaify, 2006

PARENTE, André (org.). Imagem-Máquina. São Paulo: Ed. 34, 1996

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: SENAC: Fapesp: Marca D’Água, 1996

PLATÃO. A República. / Timeu.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO/ Editora 34, 2005

SECHI, Bernardo. Lições de Urbanismo. São Paulo: Perspectiva

SENNETH,Richard.

STAROBINSKI, Jean. A Invenção da Liberdade, São Paulo: EdUNESP, 1994

VAN DER ROHE. Mies. Escritos. Fac-simile

VITRUVIO. Da Arquitetura. São Paulo: FUPAM: HUCITEC, 1999

VERB Crisis

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