Wednesday, March 02, 2011

Estética e Arquitetura 2011


Os tópicos abaixo apresentam o conteúdo programático referencial previsto para disciplina de Estética e Arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufes neste semetre letivo - 2011/01:

1. Temática interação no espaço:
1,2. O sentido do espaço no movimento moderno e depois (o problema da dobra)
1.3. Espaço, lugar e território
1.4.  Linhagens/identidades:a tribo,o clã, a família e o indivíduo (?), cultura
2. Walkscape: andar como prática estética
2.1. Errare humanum est: O nômade e sedentário
2.2. A casa de adão no paraíso
2.3. Estesias: contemplação, fruição, intervenção
2.4. Estesia e Cartografia
3. Corpo, Memória e imaginação
3.1. Conceitos e implicações no projeto, no planejamento, na construção, na fruição
3.2. Arquitetura: tipos de conhecimento – teórico, prático e técnico; tipos de fazer – desenho/ design, escrita, construção; meios de construção/significado ‑ conceitual e material
3.3. Personae públicas: o historiador, o filósofo, o arquiteto, o poeta e o louco
4. Espaço social ↔espaço diferencial
4.1. Viver sob o domus, a esfera privada: a poética do espaço
4.2. Da Esfera pública, Espaço social, Espaço vivido
4.3. Personae públicas: a sociedade, classes sociais, a família, o indivíduo, o burguês, o operário o artista, o intelectual, o homem-tipo, o consumidor
4.4. Espaço vivido e cartografia
5 Projeto clássico, Anticlássico e Modernidade (abordagem transversal)
5,1. Sistema x método, arquitetura da expressão: abordagens Argan, Wolfflin e Deleuze
5.2. Figuras cartesianas: extensão, divisibilidade, o esquadrinhamento
5.2. Teorias da arte: empatia e formalismo
5.3. A reprodutibilidade técnica, as tecnologias da informação e da comunicação
5.4. Personae públicas: o dandi, o surrealista, apocalípticos e integrados, a sociedade de massas
6. Agenda Contemporânea (abordagem transversal)
6.1. Cronologia de teorias e problemas da arquitetura)
6.2. O mundo globalizado; implicações para cidades e ‘ambiente natural’
6.3. Personae públicas: a multidão, o indivíduo, “comunidade”, o telespectador, as novas tribos,

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